Em fevereiro deste ano publiquei um post intitulado “Miró” onde brincava com o caso das pinturas que pertenceram ao “espólio” do BPN, caso que na altura estava na berra, nos meios de comunicação. Aproveitei para apresentar algumas “obras” minhas a que chamei “os meus miroses”. Quase seis meses passaram e há dias apareceu nesse post um comentário (aliás simpático) dum senhor que não conheço e que deixou a direção de dois sites e fui lá meter o nariz. Trata-se duma conversa/entrevista com o alemão Wolfgang Beltracchi que pintou/falsificou à volta de dois milhares de quadros de pintores famosos, que lhe renderam bom dinheiro. Acabou por ser descoberta esta sua faceta de falsificador e eu não vou aqui contar toda a história dele, mas deixo no final os links dos sites onde ela se pode ler.
Fiquei intrigado sim com o facto de o meu “comentador eventual” me ter “batido à porta”. (Entenda-se: ter vindo até ao meu blog). Suponho que deve ter acontecido o seguinte: essa pessoa deveria andar à procura, na net, de “coisas” sobre Miró e no meio de milhentos sites terá aparecido o meu post que se intitulava exatamente “Miró”. Deve ter ficado espantado porque, logo a abrir,l eu mostro uma bela açorda de camarão, que lhe deve ter aberto o apetite e acabou por dar uma vista de olhos no post e deixou o comentário.
Voltando ao sr. Beltracchi: às tantas da conversa ele diz mais ou menos isto:
“eu só pintava quando precisava de dinheiro. Então apareceram uns tipos portugueses que me encomendaram uns 9 ou 10 quadros de Miró. Depois vim a saber que foram incorporados numa coleção de outros quadros de Miró que pertenciam a um banco e ninguém percebeu as diferenças, incluindo o especialista em arte contratado pelo banco”. E termina com um “elogio” cá para a malta: “… mas toda a gente sabe que é muito fácil enganar os portugueses…”
A piada disto também está no facto de eu, numa resposta a um comentário no referido post, ter deixado a pergunta: “e se os quadros fossem falsos?”
Deve ter sido a minha costela de “pintor plagiador” a falar, ah, ah, ah.
Links:
http://forgedmiro.pen.io (é a entrevista, em inglês)
http://www.istoe.com.br/reportagens/195045_O+GRANDE+GOLPE+DA!
(que é um artigo da revista VEJA sobre o assunto)
http://carapaucarapau.blogs.sapo.pt/miro-84490 link do post “Miró”
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince.