Há uns tempos atrás um grupo de Jaquinzinhos e de Chicharros apareceu aqui na caverna do Carapau. Os miúdos vinham ainda com ar de pânico, pois fugiram no último instante do óleo a ferver que os esperava para os fritar, e os velhotes traziam as barbas meio queimadas por terem estado a milímetros das brasas que os esperavam.
O Carapau deu-lhes abrigo e apoio mas obrigou-os a irem à escola, que a vida não é só “navalheiras e loirinhas”.
Agora que terminou o ano escolar pediram-me para os deixar publicar aqui alguns dos seus brilhantes trabalhos escolares.
Aqui ficam. Hoje o “post” é deles que também seleccionaram os trabalhos.
O Infante D. Henrique
D. Henrique descobriu três terras que são: Açores e Madeira. O Infante D. Henrique foi o 1º casado com D. Filipa de Lencastre que deixou cair o regaço de rosas que D. Duarte beijou que era de Santa Maria. O Infante D. Henrique estava a ver que nunca mais chegava ao Brasil por causa das carrancas do mar.
A Pátria
A Pátria é a terra onde se criam os nossos pais, os galos e os nossos irmãos. A Pátria é uma terra enorme e tem lá muitas igrejas, capelinhas e tabernas e vive lá muita gente como na serra da Estrela. Eu nunca fui à Pátria.
A vaca
A vaca tem 4 patas: a dianteira, a traseira, depois o rabo que ainda tem pelos. Debaixo da vaca ainda está a leitaria. Com o rabo enxota as moscas. O marido da vaca é o boi. Não dá leite, por isso não é mamífero.Dos chifres preparam-se botões de madrepérolas.
O leite
O leite faz queijo e manteiga. O leite é branco. O leite vem dos animais que dão à gente. Os animais que dão leite são: a vaca, a ovelha, os burros e o Sr. Prior da Mata Mourisca também dá leite, mas é em pó.
A Revolução de 1640
A Revolução de 1640 foi descoberta no reinado de Filipe II. A Revolução de 1640 foram os portugueses que a descobriram. A Revolução de 1640 durou muitos anos porque estivera debaixo dos Filipes. Filipe II descobriu a guerra da Independência. Eu gosto muito da Revolução de 1640. Deu-se para descobrir o Miguel de Vasconcelos que estava num armário de papeis.
A Rainha Santa
A Rainha Santa levava no regaço esmolas e pão para os pobrezinhos. Depois chegou D. Diniz e disse-lhe: levante as saias e ela levantou e D. Diniz viu-lhe tudo e ela levava lá rosas.
A minha casa
Gosto da minha casa pois é lá que vivo com a minha patroa e foi lá que fiz os meus filhos. Assim que saio do trabalho vou logo para casa. O operário do dia de hoje não vai para a taberna embebedar-se e dar-se com esses gajos; depois quando chegavam a casa e calharem fazer filhos nessa altura vinham doentes.