Quarta-feira, 7 de Abril de 2010

D. Sónia (parte II)

 

Até parece um caso mal resolvido, ou qualquer peso na consciência, voltar ao tema do post anterior. Como já expliquei, nada disso acontece.

A D. Sónia estava enterrada num canto da memória, um daqueles cantos onde raramente se vai, tanta a poeira acumulada, que provoca alergias quando se lhe mexe, a não ser que qualquer causa exterior a faça ver à tona. Foi o que aconteceu. Tive necessidade de ir tratar dum assunto a uma agência de seguros que ficava a meia dúzia de metros da casa onde morava (ainda mora?) a senhora em questão e foi isso que trouxe o assunto à baila. Resolvi então fazer uma “pesquisa” para ver se podia tirar alguma conclusão sobre se sim ou não a D. Sónia ainda vive por lá, mas não conclui nada. Claro que não ia fazer perguntas à vizinhança, nem bater à porta tentando passar por vendedor duma empresa de telecomunicações ou coisa parecida. Limitei-me a olhar, na esperança que uma velhinha simpática aparecesse à janela para, a partir daí, fazer um romance de cordel. Mas nada aconteceu. O andar está em aparente bom estado, as janelas têm cortinas, uma persiana estava aberta a outra semi-aberta, na varanda notava-se que estavam umas peças de roupa a secar, mas não deu para perceber de que tipo eram, diria que panos de cozinha, se fosse obrigado a dizer alguma coisa.

A rua está com as árvores mais frondosas e a praceta igualmente. Desapareceu um elemento importante, que dantes havia no passeio fronteiro à casa em questão: uma cabine telefónica, daquelas antigas “à inglesa” que tanto jeito dava para um contacto de última hora. Lembremos que nessa época os telemóveis nem miragem eram ainda.

O prédio mantém os “óculos”, mas a cabine telefónica, como já disse, desapareceu. Especulei: seria que a D. Sónia tinha tanta influência que alguém nos TLP (empresa que então tratava das telecomunicações)  mandara, a pedido dela, pôr ali aquela cabine estratégica? Teria a casa sido escolhida também por isso, caso a cabine fosse anterior à sua (da senhora) instalação naquela morada, ou tudo não passou duma coincidência, que por acaso dava muito jeito? Estou a pensar nos amigos da D. Sónia, para uma derradeira confirmação de “caminho livre” (talvez devesse dizer “caminha livre”), assim como no próprio companheiro, já apresentado, numa ou outra noite em que, vagueando pela praceta à espera que o óculo se apagasse, acontecesse o caso, sempre de admitir dada a hipótese de esquecimento, de o caminho (caminha) já estar desimpedido e a luz manter-se teimosamente acesa. Quem nunca se esqueceu de uma luz acesa atire a primeira pedra à D. Sónia.

E já que falei no companheiro dela, também agora me intriga o que faria ou não faria, que papel desempenhava ele em todo o “processo”. Tanto quanto me lembro ele seria um pouco mais velho que a D. Sónia, mas não muito mais. Nunca me “interessei” por ele, mas agora, relembrando e pensando, acho que tinha um papel importante. Teria sido todo o “plano de vida” de ambos projectado por ele, a partir das “potencialidades” que descobriu na companheira, ou só entrou na vida dela, quando ela percebeu que precisava de alguém que lhe desse uma certa segurança física e lhe trouxesse uma respeitabilidade que, vivendo sozinha, não conseguiria, sobretudo em termos de vizinhança, sempre ávida de perceber “certos casos” e em denunciá-los, estragando o negócio?

Nem de longe nem de perto o aspecto dele era o que estamos habituados a ver hoje nos que exercem o papel de seguranças, frequentadores de ginásio e cabelo rapado à máquina zero, “marca do fabricante”. Nada disso. Todo ele transpirava seriedade, cortesia, aprumo discreto. Estou a imaginar alguns encontros dele com o guarda-nocturno, “boa noite senhor doutor, então mais um passeiozinho por via de fazer a digestão?”, “é verdade senhor guarda, esta vesícula é preguiçosa, dá cabo de mim…”, pois é de admitir que se tenham encontrado muitas vezes. E estou em crer que o “Sereno” era bem recompensado pelo Senhor, se não era a D. Sónia, ela mesma, que tratava do assunto.

A verdade, como acontece muitas vezes, não virá ao de cima nesta recapitulação da vida do casal. A D. Sónia tinha ar de quem não precisava de ninguém para singrar na vida e explorar sozinha a empresa de prestação de serviços, e nesse caso o Senhor foi uma aquisição para a Empresa. Mas como podemos nós ter a certeza, quando o mundo está cheio de exemplos de coisas que são exactamente o contrário do que pensamos? Que o negócio era rendoso, todos os indicadores o confirmavam. “Economistas” de diversos quadrantes chegavam a essa conclusão ao manusearem números e ao traçarem gráficos. Quando e como a empresa acabou não sei. Mas se todas as empresas têm um fim, esta, unipessoal, acaba no instante em que a pessoa resolve acabar, sem problemas burocráticos a solucionar e a atrasar o encerramento. Assim sendo, agora calmamente a analisar o assunto, direi que muito provavelmente a senhora mudou de poiso, depois do ter arrumado as chuteiras (e cá está a linguagem futebolística a interferir

num trabalho que se julga técnico e mais da área económica do que desportiva).

A empresa deve ter encerrado quando a D. Sónia quis, ou porque os objectivos já tinham sido alcançados, ou então por definhamento do negócio, perda de clientela, digo de amigos visitantes, seja por mudança de ramo deles, seja por aparecimento de outras “marcas” no mercado. A vida é assim mesmo, feita de mudança, de modas, de entradas em cena e consequentes saídas.

Quando comecei este post, era para me interrogar sobre o que teria levado a D. Sónia a levar aquela vida. Mas perdi-me em divagações e só agora vou encarar esse assunto. Várias hipóteses se podem pôr. Assim:

1-     D. Sónia tinha uma anterior vida estabilizada e de bom nível e de um momento para o outro desmoronou-se?

2-     D. Sónia tinha 1 ou 2 filhos (internados num bom colégio) a quem queria dar uma boa educação para terem, eles, um futuro melhor?

3-     D. Sónia era sozinha, tinha uma vida sofrível e difícil e achou que desta maneira “resolvia” a sua vida e o seu futuro, e neste caso foi uma tomada consciente de rumo?

4-     O companheiro “empurrou-a/obrigou-a a essa vida, ou é ela que o arranja já depois de “estabelecida”?

Muitas mais hipóteses se poderiam considerar, mas destas quatro, pelo menos uma não andará longe da verdade.

Quando a “conheci” não sei há quantos anos a “empresa” já funcionava. E não sei quantos mais funcionou.

Admitamos a 3ª hipótese para especular sobre ela. Num comentário deixado no post anterior eu disse que se calculava o rendimento da senhora entre 20 a 30 vezes ao de um emprego “normal” na época. Quer dizer que se a senhora desenvolveu aquela actividade por 10 anos, terá amealhado um valor que, em condições “normais”, lhe levaria 300 anos a conseguir. Partindo do princípio que ela viveu mais 50 anos a partir da data em que deixou a actividade, e não se estabeleceu noutro ramo (uma loja, uma pensão, ou qualquer outro negócio) ela teria um rendimento 6 vezes superior ao de um emprego dito normal, o que não era nada mau.

Nestas contas não se consideraram aplicações rendosas do capital que ia amealhando, mas também não a inflação, desvalorizações da moeda, etc.

Teria a D. Sónia traçado a sua vida visando estes objectivos?

Só posso deixar interrogações.

Mas sei, muita gente sabe que há mulheres que traçaram este rumo de vida.

Uma coisa não pretendi: fazer um juízo moral da situação. Tentei contar e analisar um caso, que é relativamente vulgar, em tom ligeiro. Nada mais.

 

À margem do assunto, ou melhor, para remate do assunto: por que é tão mal vista a vida duma mulher que aluga o corpo (em geral parte do corpo), sendo considerada uma indignidade, e é considerado normal e até dignificante que todos nós aluguemos o nosso, seja num trabalho físico, seja intelectual? Onde está a “grande diferença”? Olho em volta e não a vejo.

 

 

publicado por Carapaucarapau às 22:03
link | favorito
De maria teresa a 8 de Abril de 2010 às 11:40
Se me explicares como é que uma pessoa (já que o conceito de prostituta está muito baralhado na cabeça de alguns) "aluga" só uma parte do corpo, eu explico algumas coisinhas (pura chantagem confesso!)


De Carapau a 8 de Abril de 2010 às 17:48
Entendeste muito bem o que eu quis dizer, mas nunca fez mal a ninguém o conhecimento. Por isso explica para todos ficarmos a saber.
Mas não resisto a dizer isto: no caso vertente (D. Sónia e todas as que exercem a mesma actividade) garanto-te que, duma maneira geral, a cabeça não está lá. Tem outros assuntos em que pensar. Portanto não estando a cabeça...


De maria teresa a 8 de Abril de 2010 às 21:24
Erraste na explicação…
A cabeça tá a “acompanhar”
Toda e qualquer função
Sabe o que está a “dar”
A dela não é excepção
A pensar no que vai ganhar
E no termino da sessão

Ia muito a sério falar
Mas vou já dizer que não
Depois do belo exemplar
Da bonita explanação
Qu´a Calendas soube dar

Do meu pé o meu dedão
Estou a pensar alugar
Tem apenas um senão,
Não o sei desatarraxar

Alugar, não alugar…
Tem muito que se lhe diga
O melhor é já parar
Antes que me doa a barriga

Essa dor é motivada
Por algo que me satisfaz
Por me rir à desbragada
Com aquilo qu´aqui se faz!

Beijocas para todos


De Carapau a 9 de Abril de 2010 às 13:57
Espremi o único neurónio,
Pequeno, bonito, cor de rosa.
Mas qual Zé, qual António?
Não saiu verso. Vai em prosa.

Tu mesma acabas por afirmar que a cabeça "não está lá" ao dizeres que está a pensar na grana que o "aluguer" vai render.
Quando ao teu dedão do pé que não consegues desatarraxar faz assim:
Pulveriza-o com spray anti ferrugem e espera 2 minutos (na falta do spray pranta-lhe umas gotinhas de azeite extra-virgem).
De seguida entala-o bem entalado, por exemplo numa porta. Pode doer um bocadinho mas depois passa. Em seguida começa tu a andar às voltas no sentido contrário aos ponteiros do relógio, até desenroscar completamente. Depois tenta alugá-lo.
(Se não tiveres relógio de ponteiros, não consegues fazer esta operação).


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30
31


.posts recentes

. E vai (mais) um...

. Pó e teias de aranha

. Aleluia!

. Dignidade

. Balanço

. Outros Natais...

. A dúvida

. Promessas...

. Pulítica

. O não post...

.arquivos

. Dezembro 2019

. Novembro 2018

. Dezembro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub