Sexta-feira, 26 de Março de 2010

Gente (VI)

Senhora D. Sónia

 

Quando a conheci andaria eu pelos 27/28 anos e ela devia estar a chegar aos 40. Era uma senhora fisicamente “muito interessante” e andava sempre irrepreensivelmente vestida, penteada e maquilhada. Quando alguém se cruzava com ela não passava despercebida e inevitavelmente era “medida” de alto abaixo com o olhar, quer pelos homens quer pelas mulheres. Reparei nisso algumas vezes. Notava-se que ela percebia essa atracção que exercia sobre as outras pessoas, mas tinha em público um comportamento discreto e irrepreensível, sempre de braço dado com o “amantíssimo esposo”.

Aqui começava a primeira dúvida do seu, mais ou menos restrito e seleccionado, círculo de visitas. Havia quem dissesse que o senhor com quem aparecia em público era marido, havia quem se ficasse por companheiro, outros por amante e havia os mais ousados que se lhe referiam como guarda-costas ou simplesmente chulo. Fosse o que fosse, também ele tinha um comportamento dum Senhor, sempre bem arranjado e aprumado.

Eu conhecia os dois, sem os conhecer. Conhecia-os de vista, encontrei-os muitas vezes, apreciei-lhe o físico (à Senhora D. Sónia, é bom de entender), mas não era do seu círculo de visitas.

A Senhora em questão, é altura de o dizer, era Puta. Com P maiúsculo, diga-se desde já atendendo às considerações atrás feitas e atendendo ao seu porte, mas também à classe com que recebia os seus convivas, não me atrevo a dizer clientes, que isso é de puta de baixa extracção.

Como sei tudo isto e mais o que adiante direi, interrogar-se-á quem porventura estiver a ler isto e seja um espírito dado à curiosidade e à desconfiança. Sim, por que saber assim coisas sem ter ido ter ao “âmago” da questão, pode levantar dúvidas e suspeições e pensar que afinal o relator é um tratante e tudo isto é inventado.

Pois bem, sei tudo por interpostas pessoas, minhas amigas, que além de interpostas eram elas postas frente à realidade que era a D. Sónia, deixando eu agora cair o “Senhora” só para abreviar e aligeirar o tratamento. Aliás na intimidade era Sónia para aqui, Sónia para ali, ela dispensava outro tratamento, o que se compreende. Não sei, suponho que nenhuma das suas visitas sabia, se Sónia era mesmo o seu nome de baptismo, se era tão só nome de guerra. Fica só este registo aqui. Por Sónia era conhecida.

Vivia num andar numa das ruas mais conhecidas da zona que então era conhecida por “Avenidas Novas”, em Lisboa, rua larga, bem delineada, com árvores. Em frente ao prédio onde morava havia uma praceta recatada com um pequeno mas aprazível jardim.

Eu passava quase diariamente por essa rua, pois era um dos acessos a uma outra rua onde então morava. A razão destes pormenores está no facto de eu encontrar muitas vezes, a dar voltas à tal praceta com jardim, o acima apresentado Senhor “amantíssimo esposo” da Senhora e que afinal podia ser muitas outras coisas. Mas morava com ela, isso era certo. Agora um pormenor arquitectónico. As casas de banho do prédio tinham janelas redondas, daí o serem conhecidas por “óculos”. Isto é só uma curiosidade, mas dava muito jeito ser assim, pois não se confundiam com as outras janelas e deste modo evitavam-se enganos. E o “esquema” da Senhora era o seguinte: óculo iluminado significava D. Sónia ocupada a receber um conviva e, desde logo, não valia a pena nenhuma outra tentativa de contacto e o tal Senhor também não podia subir para casa. E quando assim acontecia (e para bem dos rendimentos do casal, acontecia sempre, ou quase sempre) o “nosso homem”, salvo seja, dava voltas à praceta. Era então que eu, ao passar na rua, já um pouco tarde por vir por exemplo do cinema, o via naquela via-sacra, a fazer tempo para que o óculo se apagasse, sinal de que tinham terminado as tarefas diárias da Excelentíssima. Em geral não passava da 1 da manhã. D. Sónia era rigorosa no horário de trabalho que só começava pelas 4 da tarde até à 1 da manhã, no máximo. Com intervalo de umas 2 horas para jantar, que aquilo era casa com ordem.

Para além da “conversa” que se supõe que tivesse com os “convidados”, havia sempre um cálice de Porto ou um copo de whisky à disposição, para adaptação ao ambiente (adaptação ao relvado dir-se-ia hoje em termos futebolísticos). Era assim que D. Sónia trabalhava, perdão, recebia (para além de receber de outra maneira, mas isso já são assuntos de contabilidade que não fazem parte desta descrição).

Segundo as tais testemunhas oculares que me relatavam o que “lá” se passava, convém dizer que D. Sónia se apresentava sempre bem vestida e arranjada e não de roupão para “adiantar serviço” como alguém poderá estar a imaginar. O despir já fazia parte do menu, assim como as bebidas.

D. Sónia não recebia aos fins-de-semana e eu encontrei o casal muitas vezes em cinemas, teatros e outros acontecimentos mais ou menos culturais/mundanos. Sempre irrepreensivelmente vestidos e de braço dado.

Claro que muitas vezes havia nesses acontecimentos alguns dos seus convivas. Nunca notei um olhar de soslaio, um sorriso disfarçado, um qualquer trejeito. Sempre uma irrepreensível conduta em público. Convém dizer que cada novo conviva tinha de ter um “padrinho” para ser aceite e esse padrinho seria um visitante habitual a quem D. Sónia reconhecia o direito para lhe “recomendar” alguém. Depois pelo telefone era marcada a “recepção” e a respectiva hora.

Tive direito a conhecer esse número de telefone que era de acesso restrito, cheguei a ter padrinho, mas nunca fui baptizado. E só por um motivo o não fui. Não pela marca do whisky ou do Porto, mas porque havia 3 ou 4 amigos que “frequentavam” os salões de D. Sónia, o que para mim já me parecia mais uma casa de família do que outra coisa. E há coisas que não ficam bem fazerem-se com a família, sobretudo quando à saída há uma salva de prata à espera de um qualquer “óbolo para os pobrezinhos”…

Óbolo esse que estava estipulado nos regulamentos da casa, obviamente.

Esta a história breve da Senhora D. Sónia que me propus contar.

 

Mas não resisto a acrescentar uma cena em que a Senhora é o motivo da conversa, mas não entra na acção.

Uma tarde estava eu a almoçar com um colega de trabalho, muito mais velho do que eu e até do que da D.Sónia e que era um boémio da velha guarda que conhecia este mundo e o outro, quando entra nesse restaurante a Senhora mai-lo o seu Senhor. Sentaram-se e prepararam-se para almoçar também.

Foi então que os olhos do meu colega brilharam e me disse mais ou menos isto:

-“Tenho encontrado aquele casal muitas vezes sobretudo nos cinemas e nos teatros. Nunca falham as estreias das revistas. Ela tem uma classe extraordinária e são um casal perfeito. Mas não sei quem são e nenhum dos meus amigos sabe. Ele deve ser administrador ou dono de alguma empresa. Devem ter muita “massa”.Que acha dela?”

-“Acho bem, é uma brasa e tem muita classe. Eu também os tenho visto por aí e tenho uns amigos que os conhecem. Ele é de facto um administrador” – e disse isto tudo com o ar mais sério.

-“Ah! Logo vi”.

E mais não disse. Fiquei a gozar, por dentro, com o facto de eu saber tudo dela e o engatatão mor do reino e o boémio das mil namoradas, nem de longe imaginar quem estava ali.

Acabei por lhe recordar esta cena bastantes anos depois, quando já ele estava “retirado” e suponho que a D. Sónia também e contei-lhe a história da Senhora.

Não queria acreditar!

 

 

 

 

publicado por Carapaucarapau às 22:19
link | favorito
De maria teresa a 27 de Março de 2010 às 12:42
Putas? Conheci algumas
Foi na minha profissão
Não que seja delas matrona
Não! Não sou! Isso não!

Com elas eu trabalhei
Mas bastante acompanhada
Com esse labor arrasei!
Ficando bem elucidada!

De ti esta não esperava
Não conhecer a D. Sónia?
No que melhor a retratava?
Até me causou uma insónia!

Não me estás a aldrabar?
É que aos poucos vais mostrando
Que és um peixe por pescar
Nas marés dum bom “malandro”!

D. Sónia e seu comparsa
Muito tinham p´ra falar
Se fosse nos tempos d´agora
Aos jornais podiam contar

Conhecer as vidas duplas
Dos companheiros de cama
Era a taluda das putas
Que ganhavam muita grana

Atirar pedras não faço
Cada um faz o que quer
Mas não vivo num compasso
De as admirar sequer!

As justificações são várias
Todos querem ter razão
São diferentes os motivos
Mas nenhum com explicação

É-se puta por amor
É-se puta por paixão
Venha o diabo e escolha
Esta grande confusão

É-se puta por prazer
É-se puta por ilusão
É-se puta para ter
Algum dinheiro na mão…

Com esta me vou embora
Atirando-te a “bolada”
Não estou por aqui agora
Logo venho ler a “tacada”

PS-E hoje já escrevi a palavra puta mais vezes do que a pronunciei durante toda a minha vida!
Ai Carapaucarapau, hoje mesmo é em duplicado, não resisto a estes teu chamado!
:)))))


Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2019

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
28

29
30
31


.posts recentes

. E vai (mais) um...

. Pó e teias de aranha

. Aleluia!

. Dignidade

. Balanço

. Outros Natais...

. A dúvida

. Promessas...

. Pulítica

. O não post...

.arquivos

. Dezembro 2019

. Novembro 2018

. Dezembro 2016

. Janeiro 2016

. Dezembro 2015

. Outubro 2015

. Setembro 2015

. Julho 2015

. Junho 2015

. Maio 2015

. Abril 2015

. Março 2015

. Fevereiro 2015

. Janeiro 2015

. Dezembro 2014

. Novembro 2014

. Outubro 2014

. Setembro 2014

. Agosto 2014

. Julho 2014

. Junho 2014

. Maio 2014

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Janeiro 2014

. Dezembro 2013

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Agosto 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub